SOBRE O PROJETO

Um olhar cuidadoso para o TEA nível 1 de suporte em adultos

O projeto engloba várias estratégias de psicoeducação e autocuidado para indivíduos adultos que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com nível 1 de suporte.

Já temos muitas evidências dentro da literatura científica de que o TEA está associado a redução de funcionalidade em diversas áreas da vida como educação, ocupação e moradia, bem como apresenta alta prevalência de comorbidades psiquiátricas, risco aumentado de suicídio e comprometimento da saúde física no geral quando comparado à população geral.
Psicoeducação é o fornecimento de informações sistemáticas, relevantes, amplas e atualizadas sobre uma doença ou condição, incluindo seu diagnóstico e tratamento. Além disso, informações gerais de promoção de estilo de vida saudável, resolução de problemas e treinamento de habilidades de comunicação e identificação de estressores fazem parte desta abordagem.
As diretrizes clínicas sobre diagnóstico e manejo do TEA em adultos do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido (National Institute for Health and Care Excellence – NICE) trazem como recomendação de pesquisa formas de automonitoramento de sintomas depressivos e ansiosos desenhados especificamente para esta população.
Buscamos com este material colaborar com a psicoeducação de indivíduos dentro do TEA ao capacitá-los no reconhecimento de suas características, propostas de tratamento e como sua participação pode determinar melhor adesão e resposta terapêutica, além de conquistar mais saúde, funcionalidade e qualidade de vida.
Sabemos que a Internet pode ser um ambiente de disseminação de falsas informações e que acessar conteúdos de saúde através desta ferramenta muitas vezes gera insegurança e medo, ao invés de informar e capacitar o indivíduo a buscar a ajuda necessária. Nosso objetivo é trazer artigos, vídeos, podcasts, e posteriormente e-book sempre pautados na literatura médico-científica e desenvolvidos por profissionais com experiência clínica dentro do TEA. Pretendemos lançar também, em 2024, um projeto de pesquisa com o desenvolvimento de curso online de psicoeducação para TEA nível 1 de suporte, contribuindo para melhores intervenções pós-diagnósticas.
Enfim, sejam bem-vindos ao TEACHAMOS , um sonho que começa a se tornar realidade!!!

Referências.

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Hohn VD, de Veld DMJ, Mataw KJS, van Someren EJW, Begeer S. Insomnia Severity in Adults with Autism Spectrum Disorder is Associated with sensory Hyper-Reactivity and Social Skill Impairment. J Autism Dev Disord. 2019 May 15;49(5):2146–55.
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